sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia Internacional dos Museus

O Museu Regional de Beja associou-se aos festejos do Dia Internacional do Museus com uma série de iniciativas. O tema das comemorações em 2012 é “MUSEUS NUM MUNDO EM MUDANÇA: Novos Desafios, Novas Inspirações.”
O Pião esteve à conversa com Francisco Paixão, um dos técnicos superiores do museu, e José Carlos Oliveira, Diretor.

O Pião – Que iniciativas têm previstas para hoje?

F. P. - Hoje, vamos oferecer gratuitamente não só a entrada, como também um postal e uma edição do jornal “O Candil”, para os mais novos. Vamos ter uma atividade relacionada com o barro, na qual os miúdos vão trabalhar peças para depois mais tarde, numa outra atividade, virem também pintar. Temos a inauguração de uma exposição de fotografia relacionada com um atelier de fotografia digital e património, que tem lugar aqui no museu, desde 2007, durante o verão, em que os mais novos, dos oito aos quinze anos, se dedicam não só à fotografia como ao património. Procedeu-se à seleção das diversas fotos que poderão ser vistas pelo público em geral hoje durante o dia e amanhã, dia 19, à noite, das 19 à 1 da manhã.

O Pião – Estão a prever uma grande afluência?

F.P.- Eu penso que sim. Temos grande aceitação principalmente por parte das visitas guiadas para os mais pequenos. Temos aí uma escola de Castro Verde e estamos à espera, à tarde, de outras mais. Relativamente ao barro, é difícil para algumas escolas deslocarem-se aqui para participarem nessa atividade, daí serem mais as escolas de Beja que estarão presentes.

O Pião – Ontem o Museu recebeu a medalha de mérito da cidade. Qual o significado que isso tem no contexto atual da vida do museu?

J.C.O. – É sempre bom reconhecerem, ao fim de 120 anos de existência (foi fundado em 1892), aquilo que tem sido o museu ao serviço da cidade e do Baixo Alentejo. Ele tem sido um guardião da região. Esta atribuição surge no momento em que o museu está a passar uma fase mais negativa e daí constatar este paradoxo: o mérito e a falta de apoio financeiro, nomeadamente da C.M.B.

O Pião – Muito obrigada e um excelente dia.







Sem comentários:

Enviar um comentário