quarta-feira, 23 de maio de 2012

PALÁCIO DE SÃO BENTO: A Mário Beirão esteve lá!











Nos passados dias 7 e 8 de maio os deputados André Cachopo e Afonso Fonseca, juntamente com dois colegas de Odemira, foram representar o círculo eleitoral de Beja na Assembleia da República, com o tema “´Redes sociais: combate à discriminação”.
O ponto de encontro e de partida foi no Beja Parque Hotel. O autocarro chegou com 50 minutos de atraso.
A viagem foi muito longa e,  enquanto decorria, os deputados preparavam as suas intervenções, revelando-se um pouco nervosos.
Chegados à Assembleia foram recebidos por guias e encaminhados para a 6ª sala, onde participaram numa comissão parlamentar. Os círculos eleitorais de todo o país foram acomodados em quatro salas, onde se discutiram e elegeram os melhores projetos de recomendação. Beja defendeu bem as suas medidas, mas apesar disso, foram as medidas de Setúbal que passaram.
 Já na Sala do Senado, no 1º dia foram apresentadas as melhores propostas de cada comissão e no 2º dia discutidas. As salas estavam cheias de jornalistas e de deputados.
Enquanto os Senhores Deputados debatiam as suas medidas, os jornalistas tiveram uma visita guiada pela Assembleia da República e a oportunidade de entrar na sua sala principal.
Durante os dois dias, aos jornalistas, deputados e professores foram ofertados um fausto jantar e um delicioso lanche. Estes jovens ficaram alojados na pousada do IPJ (Instituto Português da Juventude).
No segundo dia, pelas 8 e meia da manhã, foram para a Assembleia da República, dirigiram-se para a sala do Senado, que é igualmente grande como a sala principal da Assembleia da República e passaram o dia a debater ideias. Nesse dia os deputados de Beja não falaram tanto devido ao facto de naquela sala estarem todos os representantes de cada região do país (cerca de 120 deputados).
Durante este debate, os jornalistas puderam sair da sala para fazer entrevistas a outros deputados, nomeadamente a Miguel Tiago, do PCP, Ana Drago do BE e a José Ribeiro e Castro, do CDS- PP. 
No final do segundo dia foi aprovada uma recomendação à Assembleia da República, com nove medidas para acabar com a discriminação nas redes sociais. Embora não tenha passado nenhuma proposta do Baixo Alentejo, a experiência foi muito enriquecedora.
De regresso a Beja, recordaram-se os momentos mais emocionantes, consolidou-se a amizade com os colegas de Odemira e fez-se um balanço desta iniciativa: muito produtiva.
 Bernardo Moreira, 8ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário